O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou o Ciedde, um órgão destinado a combater desinformação, discurso de ódio, discriminação e comportamentos antidemocráticos durante as eleições.
Segundo informações do Tribunal, ele facilitará a comunicação entre entidades e redes sociais para melhorar a implementação de medidas preventivas e corretivas, garantindo o cumprimento das regras eleitorais. O centro também apoiará os Tribunais Regionais Eleitorais na luta contra as “deepfakes”, que são manipulações de mídia geradas por IA e que podem ser confundidas com a realidade.
A Anatel, OAB, Polícia Federal, Ministério Público, Agências de Checagem, e Plataformas de Redes Sociais estão entre os colaboradores e atuantes nas operações do Centro, que terá grande atuação, em espacial, nas eleições municipais deste ano.
“Em tempos de inteligência artificial e de propagação rápida de fake news, um centro como este é de extrema importância para se evitar a disseminação de desinformação e para proteger a solidez de nossa democracia, conquistada ao longo dos tempos”, afirmou o presidente do TREDF, desembargador Roberval Belinati.
Para mais informações, clique aqui.